Cursos

Análise de dados com Atlas.ti
Local: FAFICH-UFMG
Professor: Monise Picanço
monise@cebrap.org.br
15/07/2024 a 19/07/2024
18h-21h
Total de Horas: 15 horas
Salal: Presencial
Valor: R$ 500,00
Ementa: A proposta do curso é fornecer ferramentas para potencializar a análise do material qualitativo coletado a partir de entrevistas, observação e anotações e/ou materiais documentais.
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos.
Método de Ensino: Aulas expositivas combinadas com atividades práticas, em grupo, a partir do software Atlas.ti.
Avaliação: Trabalho em grupo, de codificação, a ser realizado em sala de aula.
Software: Utilizaremos a ultima versão do software atlas.ti, 23, em formato trial, que fornecerá todas as ferramentas necessárias para as aulas.
Expectativas: Os alunos aprenderão a codificação qualitativa, método de análise que ganha corpo nas Ciências Sociais em meados de 1960 e se dissemina, sobretudo, a partir da construção dos softwares de codificação. Eles também serão apresentados a duas metodologias de análise que utilizam a codificação: a Grounded Theory, que propõe uma investigação dos dados qualitativos realizada de maneira exploratória, descritiva e indutiva; e a Análise de Conteúdo, que concebe a análise dos dados qualitativos de maneira dedutiva, considerando que mesmo com um “Small N” é possível prover explicações de cunho causal. Tendo como base essa discussão, a intenção do curso é familiarizar os alunos com o uso de um software de análise qualitativa Atlas.ti. Os alunos são apresentados ao software e vemos como a leitura e a interpretação dos dados qualitativos podem ser aprimoradas com o uso de diferentes técnicas de codificação, fragmentação e cruzamento. Além disso, exploramos como utilizar a Inteligência artificial para a codificação, e como produzir indicadores quantitativos simples sobre o texto para a identificação de regularidades e diferenças.

Aulas 1: o Método da Codificação e as metodologias de análise

 

Aula 2: Apresentação do Atlas.ti – ferramentas de codificação e organização dos dados

 

Aula 3: Atividade de codificação

 

 

Aulas 4: Ferramentas de análise da codificação

 

Aula 5: Atividade de análise qualitativa assistida por software

Bibliografia para aprofundamento:
  • BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 1977.
  • CHARMAZ, K. Constructing Grounded Theory. London: SAGE, 2006.
  • CHARMAZ, K. Constructionism and the Grounded Theory. In: HOLSTEIN, J.
  • GLASER, B. (1965) “The constant comparative method of qualitative analysis”. Social Problems, Vol. 12, No. 4 (Spring, 1965), pp. 436-445.
  • GLASER, B. STRAUSS, A. (1967) The discovery of grounded theory. Strategies for qualitative research. Ed. Aldline Transaction.
  • GLASER, B. (1978). Theoretical Sensitivity. Advances in the Methodology of Grounded Theory. Mill Valley: Sociology Press.
  • KRIPPENDORF, K. (2004) Content Analysis. An Introduction to its Methodology. 2ª. Edição, SAGE.
  • NEUENDORF, K. (2002). Defining content analysis. __________. The Content Analysis Guidebook. Londres, Ed.
  • SALDANA, J. (2013) The coding manual for qualitative researchers. Londres: Ed. SAGE.
  • STRAUSS, A. L. & CORBIN, J. (1998). Basics of Qualitative Research. Grounded Theory Procedures and Techniques. Newbury Park: Sage.
  • STRAUSS, A. L. & CORBIN, J. (1994). Grounded Theory methodology: An Overview. IN: Denzin, N. K.; Lincoln, Y. S. Handbook of qualitative research , (pp. 273-285). Thousand Oaks, CA, US: Sage Publications, Inc, xii, 643 pp.