Cursos e Eventos

Fortalecendo Competências Acadêmicas: Explore o Programa Intensivo de Metodologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Aprimore suas habilidades de pesquisa, análise e comunicação em um ambiente educacional dinâmico e colaborativo.

Introdução à Análise de Redes Pessoais com Egonet/EgoWeb 2.0

Introdução à Análise de Redes Pessoais com Egonet/EgoWeb 2.0

A chamada Análise de Redes Sociais se tornou, de fato, um campo de pesquisa interdisciplinar e podemos dizer multimodal. Além de compartilhar diferentes subcampos teórico-conceituais, também compartilha atualmente diversos métodos de produção e análises de dados, envolvendo um conjunto variadíssimo de técnicas de pesquisas sociais, ciências de dados e do campo das tecnologias de informação.

Análise de dados com Atlas.ti

Análise de dados com Atlas.ti

Os alunos aprenderão a codificação qualitativa, com o Atlas.ti. Eles também serão apresentados a duas metodologias de análise que utilizam a codificação: a Grounded Theory e a Análise de Conteúdo. Além disso, exploramos como utilizar a Inteligência artificial para a codificação, e como produzir indicadores quantitativos simples sobre o texto para a identificação de regularidades e diferenças.

Introdução ao R

Introdução ao R

O curso possui como objetivo apresentar os elementos básicos dos softwares R e RStudio, incluindo linguagem, operações básicas, criação de objetos, importação e exportação de dados, manipulação de dados e visualização

Grupos Focais

Grupos Focais

Esta disciplina visa familiarizar os alunos com a técnica de coleta de dados de “grupos focais”. Serão enfocadas as questões teóricas e práticas na elaboração e uso de grupos focais, bem como a integração desta técnica com a metodologia quantitativa.

Introdução ao Python

Introdução ao Python

Este curso visa fornecer aos participantes uma compreensão sólida dos fundamentos de Python, abarcando tanto a sintaxe básica quanto conceitos mais avançados de estruturas de dados.

Introdução ao Machine Learning

Introdução ao Machine Learning

Este curso visa fornecer uma introdução prática ao uso de técnicas de aprendizado de máquina. Os participantes aprenderão a utilizar modelos supervisionados e não-supervisionados, permitindo a extração de insights e a realização de previsões e classificações em diferentes contextos sociais.

Teoria de Resposta ao Item

Teoria de Resposta ao Item

Neste curso exploramos a operacionalização de conceitos, mais especificamente a mensuração estatística de fenômenos sociais e políticos. Nosso foco será a estimação de pontos ideais, isto é, a mensuração das posições de agentes diversos.

Regressão Linear

Regressão Linear

Este curso apresenta os modelos de regressão linear simples e múltipla. Trataremos também de tópicos como a inserção de diferentes tipos de variáveis nos modelos, relações não lineares e interações.

Introdução à Estatística e Análise de Dados I

Introdução à Estatística e Análise de Dados I

Este curso apresenta modelos de regressão linear simples e multivariada. Trataremos também de tópicos como a inserção de diferentes tipos de variáveis nos modelos, relações não lineares e interações.

Neste ano preparamos alguns eventos para melhorar ainda mais o suporte aos nossos alunos.

O MQ2 convidou profissionais destacados para discutir os rumos da metodologia nas pesquisas acadêmicas em uma Mesa de Abertura, apresentar aplicações de técnicas de pesquisa avançadas e a possibilidade de candidaturas ao PhD no exterior.
Palestra 25 anos do MQ

Palestra 25 anos do MQ

Los sistemas de votación son una manera democrática de consensuar tomas de decisiones en grupos sociales complejos. En estos grupos emergen actores influyentes capaces de convencer a otros para conformar coaliciones en favor o en contra de una moción. En esta charla hablaremos de cómo modelar estos fenómenos mediante redes sociales y juegos cooperativos. Además hablaremos, sin tecnicismos, de cómo métodos computacionales bio-inspirados pueden permitir calcular coaliciones muy eficientes (pequeñas, pero capaces de influenciar a una gran cantidad de actores) o muy ineficientes (grandes, pero incapaces de alcanzar el quórum de votación). Como caso de estudio veremos el Parlamento Europeo.