Depoimentos
O Programa de Metodologia Quantitativa (MQ) da Universidade Federal de Minas Gerais formou diversas gerações de pesquisadores do Brasil e da América do Sul em métodos quantitativos, mas também qualitativos. Eu fiz parte da primeira, segunda, terceira e mais gerações desses pesquisadores (pois participei de diversos cursos em diversos anos durante minha formação profissional). Desta forma, não posso deixar de expressar minha enorme gratidão ao MQ por ter me dado conhecimentos preciosos sobre metodologias de pesquisas, análises estatísticas de dados, bem como análises de dados qualitativos. Em níveis nacional e internacional, o programa de Metodologia Quantitativa foi e continuará sendo referência para pesquisadores, professores e tomadores de decisões. Os ensinamentos abordados pelo programa são essenciais para um maior avanço na formação de tais profissionais.
O MQ foi um dos elementos mais importantes na minha formação profissional enquanto estudante da graduação em ciências sociais e do mestrado em ciência política na Universidade Federal de Minas Gerais. Durante esse tempo, tive a oportunidade de participar de vários cursos que não eram então oferecidos regularmente como parte da formação da minha área, tais como os relacionados à estatística avançada e desenho de questionário para pesquisas de opinião. Também pude trabalhar como monitor de disciplinas em várias edições, o que contribuiu ainda mais para a minha formação. Além de tudo isso, a experiência também me permitiu algo tão rico quanto o aprendizado do conteúdo em sala de aula, que foi a possibilidade de conhecer e interagir com colegas e professores de outras partes do país.
Conheci o MQ durante a graduação e já ouvia falar em sua qualidade no aprimoramento em metodologias diversas. Quando ingressei na pós-graduação em Sociologia da UFMG, tive a oportunidade de cursá-lo e optei por dois cursos, Introdução à estatística e Análise Textual com Iramuteq. As professoras eram altamente qualificadas e receptivas aos diferentes níveis de conhecimento dos alunos nas metodologias ensinadas. Os cursos introduzem os participantes às metodologias e permitem-lhes desenvolverem trabalhos ao longo do período de realização; aliando, a todo momento, teoria e prática. Dessa maneira, oportuniza conhecer e experimentar as metodologias, o que contribui muito nas decisões e desenhos das pesquisas de cada participante. Por receberem pessoas de diversos programas de pós-graduação e atuações profissionais, assim como de vários estados do país, os cursos possibilitam trocas importantes. Recomendo muito!
Participar da primeira edição do MQ durante o meu mestrado foi uma experiência verdadeiramente enriquecedora. Já tinha ouvido falar da excelência desse programa desde a minha graduação, considerando o seu sucesso ao longo de mais de duas décadas até a interrupção em 2019. Ter a oportunidade de participar como aluno e também como monitor no retorno desse evento tão significativo para as Ciências Sociais na UFMG foi uma honra inigualável.
O MQ não decepcionou em nenhum aspecto, entregando tudo o que historicamente prometeu: discussões acerca de métodos de vanguarda, cruciais para a pesquisa social, o apoio inestimável dos professores e uma equipe extraordinária, além da interação inspiradora com colegas igualmente apaixonados pelos temas abordados nos cursos. Recomendaria este programa não apenas pela qualidade excepcional dos cursos oferecidos, mas também pelo seu potencial em estabelecer conexões que poderão conduzir a colaborações valiosas no futuro.
Participei do MQ como aluna, monitora e depois retornei como professora. Em todos os papéis foi uma experiência extremamente gratificante. Como aluna o MQ me abriu os olhos para metodologias de pesquisa e me deu ferramentas concretas para fazer pesquisa desde o começo da minha carreira. Como monitora e professora é um prazer imenso conhecer os alunos e ajudá-los a desenvolver seus projetos. Em todas as funções, o MQ tem um ambiente intelectual estimulante e ajuda a construir uma rede de contatos valiosa.
Minha participação no MQ 2018 foi fundamental na minha trajetória. As disciplinas sobre questionários e linguagem R me deram condições de complexificar minhas pesquisas, enquanto as técnicas de raspagem de dados abriram um universo de possibilidades. Os professores, excepcionais, conduziram as aulas de maneira agradável e com muito conteúdo. Lá, conheci amigos e colaboradores que me acompanham até hoje. O campus da UFMG foi o cenário perfeito para essa experiência tão legal que vivi. Hoje, aplico os conhecimentos do MQ diariamente, impulsionando minha carreira e pesquisas. Recomendo o MQ para todos que desejam se aprofundar na metodologia de pesquisa e aprender novas formas de produzir conhecimento científico.