Professores

Ana Paula Vasconcelos
UFMG
Professora Adjunta do departamento de Sociologia e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É doutora em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos – IESP/UERJ, mestre em Pesquisas Sociais e Estudos Populacionais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE), bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Integrante do Programa Intensivo de Metodologia (MQ/UFMG). Tem experiência nas áreas de metodologia de pesquisa, métodos quantitativos, sociologia urbana, desigualdades, estratificação, trabalho e violência.

Antonio Pires
IEA-USP
Pós-doutorando no Instituto de Estudos Avançados (IEA‑USP), onde estuda o papel da ciência na diplomacia. Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Seu trabalho se concentra na análise automatizada de textos de documentos da ONU, utilizando a abordagem do texto-como-dado para compreender dinâmicas diplomáticas. É membro da Data Diplomacy Academy, uma iniciativa em parceria com a UNITAR para promover uma diplomacia mais acessível e equitativa por meio da ciência de dados. Atua como Gerente de Produto na Quaest, liderando o desenvolvimento tecnológico para análise de dados e monitoramento de redes sociais.

Breno Marisguia
CEL-UFMG
Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador do Centro de Estudos Legislativos (CEL-UFMG). Possui experiência em docência, avaliação de políticas públicas e consultorias técnico-científicas, com trabalhos desenvolvidos para organizações nacionais e internacionais. É autor de pesquisas aplicadas sobre regulamentação do lobby, advocacy socioambiental e análise institucional comparada na América Latina.

Corinne Davis Rodrigues
UFMG
Professora Associada do Departamento de sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui Pós-Doutorado pela Texas State University (2013), TSU, Estados Unidos. Doutorado em Sociologia pela University Of Texas At Austin (2002), Mestrado em Administração de Justiça Penal pela American University (1995) e Graduação em Relações Internacionais Georgetown University (1994). É coordenadora do Centro de Estudos Urbanos – UFMG (CEURB). É professora de metododologia de pesquisa há mais de 15 anos, atuando em instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior. Possui vasta publicação em periódicos nacionais e internacionais, dentre os quais a Annals of the American Academy of Political and Social Science, Latin American Politics and Society e Estudios Sociológicos.

Danilo Medeiros
UFMG
Coordenador do Programa Intensivo em Metodologia Quantitativa e Qualitativa (MQ).
Professor Assistente do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), coordenador do Núcleo de Instituições Políticas e Eleições do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e pesquisador do Centro de Estudos Legislativos (CEL). Doutor em Ciência Política pela Universidade da Virgínia (UVa). Tem experiência nas áreas de política brasileira e comparada, estudos legislativos, economia política e métodos de pesquisa.

Dimitri Fazito
UFMG

Eugênia Cerqueira
UFMG
Professora Adjunta do departamento de Sociologia da UFMG, Eugênia Viana Cerqueira é doutora em Urbanismo e Planejamento pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne e pela Universidade Federal de Minas Gerais e tem como principais focos de pesquisa as dinâmicas de metropolização, mobilidade, migrações, trabalho e desigualdades socioespaciais.

Jorge Alexandre Neves
UFMG
Coordenador do Programa Intensivo em Metodologia Quantitativa e Qualitativa (MQ).
Professor Titular do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Ciências Sociais e Mestrado em Sociologia, ambos pela Universidade Federal de Pernambuco, e doutorado em Sociologia pela University of Wisconsin-Madison/USA (1997). Tem experiência nas áreas de Sociologia, Economia, Análise Organizacional, Gestão Pública, Estudos Populacionais e Métodos Quantitativos, com ênfase em Mercado de Trabalho, Desigualdades Sociais, Processos Organizacionais e Políticas Públicas..

Lucas Gelape
FGV-CEPESP
Pesquisador de Pós-Doutorado no FGV-CEPESP. Doutor em Ciência Política pela USP, com período de doutorado sanduíche na Universidade Harvard. Tem experiência profissional com análise de dados em veículos de imprensa, entidades governamentais e institutos de pesquisa. Pesquisa temas relacionados a estudos eleitorais, estudos legislativos e política local. É coautor de “Poder e território: uma abordagem a partir da ciência política” e “Geografia eleitoral: teoria e prática” (no prelo).

Manoel Leonardo Santos
UFMG
Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor convidado do Mestrado Profissional em Políticas Públicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFMG. Vice-Diretor do Centro de Pesquisas Quantitativas em Ciências Sociais- CEPEQCS (UFMG). Mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco/Universidad de Salamanca (ES). Foi pesquisador visitante do IPEA (2011/2013 e 2016/2017), Visiting Researcher na University of Pittsburgh – USA (2017-2018) Desenvolve pesquisa em diversas áreas: metodologia da pesquisa em Ciência Política, lobby e grupos de interesse, financiamento de campanha, poder legislativo e instituições políticas comparadas. Professor convidado da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e Membro do Conselho Editorial do periódico Cadernos da Escola do Legislativo.

Maurício Izumi
UFES

Nina Rosas
UFMG

Thiago Moreira
UFMG
Professor Adjunto do DCP-UFMG e possui doutorado em ciência política pelo IPOL-UnB, com período sanduíche na Universidade de Stony Brook (EUA). Atualmente é coordenador do AT de Comportamento Político e Eleitoral da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e diretor do Centro de Estudos de Comportamento Político (Cecomp). Trabalha com temas relacionados às áreas de comportamento político, com ênfase em psicologia política, estudos do Executivo e metodologia quantitativa.