Professores

Corinne Davies

UFMG

Professora Associada do Departamento de sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui Pós-Doutorado pela Texas State University (2013), TSU, Estados Unidos. Doutorado em Sociologia pela University Of Texas At Austin (2002), Mestrado em Administração de Justiça Penal pela American University (1995) e Graduação em Relações Internacionais Georgetown University (1994). É coordenadora do Centro de Estudos Urbanos – UFMG (CEURB). É professora de metododologia de pesquisa há mais de 15 anos, atuando em instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior. Possui vasta publicação em periódicos nacionais e internacionais, dentre os quais a Annals of the American Academy of Political and Social Science, Latin American Politics and Society e Estudios Sociológicos. 

Danilo Medeiros

UFMG

Professor Adjunto do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Coordenador do Núcleo de Instituições Políticas e Eleições (NIPE) do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). É Doutor em Ciência Política pela Universidade da Virgínia (UVa), Estados Unidos, Mestre em Ciência Política e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Foi Professor-Tutor na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EESP-FGV), Professor Convidado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da USP, Pesquisador de Pós-Doutorado no CEBRAP e Pesquisador Colaborador do Centro de Estudos de Opinião Pública (CESOP) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência nas áreas de política comparada, política brasileira, estudos legislativos, economia política e métodos de pesquisa.

Dimitri Fazito

UFMG

Professor Associado da UFMG e possui graduação, mestrado e doutorado pela mesma instituição. Fez estágio pós-doutoral na University of Florida (EUA) pesquisando a aplicação da Análise de Redes Sociais. Tem experiência nas áreas de Sociologia Urbana e População (com ênfase em mobilidade da população), Sociologia Econômica e Organizações e Metodologia. Tem interesse principalmente nos seguintes temas: Análise de Redes Sociais (teoria e métodos das redes pessoais e sociais de apoio); Sociologia Econômica (Estudo das Migrações e Mercados e Sociologia do Turismo); Globalização, Desenvolvimento, Territorialidade e Fronteiras; Etnicidade e Transnacionalismo.

Eugênia Cerqueira

UFMG

Professora Adjunta do departamento de Sociologia da UFMG, Eugênia Viana Cerqueira é doutora em Urbanismo e Planejamento pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne e pela Universidade Federal de Minas Gerais e tem como principais focos de pesquisa as dinâmicas de metropolização, mobilidade, migrações, trabalho e desigualdades socioespaciais.

Jorge Alexandre Neves

UFMG

Professor Titular do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Ciências Sociais (1988) e Mestrado em Sociologia (1991), ambos pela Universidade Federal de Pernambuco, e doutorado em Sociologia pela University of Wisconsin-Madison/USA (1997). Tem experiência nas áreas de Sociologia, Economia, Análise Organizacional, Gestão Pública, Estudos Populacionais e Métodos Quantitativos, com ênfase em Mercado de Trabalho, Desigualdades Sociais, Processos Organizacionais e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: capital humano, desenvolvimento socioeconômico, capital social, salários, empregabilidade, determinação de rendimentos, educação, saúde, desenvolvimento agropecuário e análise organizacional de processos sociais e econômicos.

Matheus Pestana

FGV

Doutorando e Bolsista CNPq da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pesquisador associado do Instituto de Estudos da Religião e professor horista da Fundação Getúlio Vargas. Possui graduação em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2016) e mestrado em Ciência Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2020). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Partidos e Eleições, atuando principalmente nos seguintes temas: eleições, religião, legislativo, reformas eleitorais. Na área de Ciência de Dados, possui experiência em aprendizagem de máquina, redes neurais, algoritmos classificadores, processamento de linguagem natural, computação visual e modelagem.

Maurício Izumi

UFES

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e pesquisador do Centro de Política e Economia do Setor Público (CEPESP-FGV-SP). Bacharel em Ciências Sociais e mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência no ensino de técnicas quantitativas e em temas como ideologia e instituições políticas.

Monise Picanço

FGV

Pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), onde atua como Coordenadora de projetos. Entre esses, vale destacar o cebrap.lab, programa de divulgação científica da casa, que oferece cursos metodológicos ministrados por pesquisadores da casa a profissionais interessados em metodologia de diferentes áreas de atuação. Mestre e Doutora em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Tem experiência na área de Sociologia, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: metodologia, análise qualitativa, análise quantitativa, sociologia econômica, produção cultural, mercado de trabalho, educação, inclusão produtiva, desigualdades sociais e políticas públicas. Conhecimento na aplicação de questionários e no trabalho com bancos de dados a partir de estatísticas descritivas e técnicas de identificação de efeitos causais, assim como na feitura de análises textuais a partir de técnicas quantitativas (análise de conteúdo e utilização de softwares de análise) e qualitativas (análise de conteúdo, análise temática, análise sumativa e Grounded Theory). No que diz respeito a pesquisas qualitativas, trabalhou ainda com a coleta e análise de dados através de etnografia, entrevistas, análise de redes sociais, e grupo focal.

Nina Rosas

UFMG

Professora Adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre e doutora em Sociologia, realizou estágio de doutorado no Center for Religion and Civic Culture, em Los Angeles, com bolsa Capes.  É autora dos livros: Mulher, pra que religião? Uma crítica aos conselhos conservadores da pastora Ana Paula Valadão (KDP, 2020); e As obras sociais da Igreja Universal: uma análise sociológica (Fino Traço, 2014). Tem interesse e publica sobre os seguintes temas: religião, evangélicos, gênero, sexualidade, feminismo, política, corpo e saúde.

Thiago Moreira

UFMG

Professor Adjunto do DCP-UFMG e possui doutorado em ciência política pelo IPOL-UnB, com período sanduíche na Universidade de Stony Brook (EUA). Atualmente é coordenador do AT de Comportamento Político e Eleitoral da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e diretor do Centro de Estudos de Comportamento Político (Cecomp). Trabalha com temas relacionados às áreas de comportamento político, com ênfase em psicologia política, estudos do Executivo e metodologia quantitativa.