Sobre
Desde a sua concepção, em 1999, a missão do Programa de Treinamento Intensivo em Metodologia Quantitativa (MQ) tem sido treinar profissionais e estudantes de pós-graduação de diversas áreas (saúde, exatas, humanas e sociais aplicadas) e de variadas regiões do Brasil no uso de técnicas e métodos de análise quantitativa e qualitativa.
O MQ oferece cursos básicos, intermediários e avançados que auxiliam seus participantes na produção e na análise científica de estudos empíricos de qualidade em suas dissertações, teses e relatórios profissionais. O Programa também capacita estudantes dos programas de pós-graduação stricto sensu, bem como profissionais que atuam em instituições de pesquisa social, a um melhor desempenho na elaboração, na análise e no diagnóstico de políticas públicas no território nacional.
O MQ visa reunir professores de diferentes Universidades brasileiras e estrangeiras, com o objetivo de oferecer treinamento metodológico em pesquisas quantitativas e qualitativas. A ideia do Programa é colocar a comunidade acadêmica e profissionais de outras áreas em contato com técnicas mais atualizadas, bem como oferecer preparo básico para estudos em campos diversos de conhecimento.
A edição de 2024 do MQ está programada para ser realizada em três módulos, dispostos em três semanas de treinamento. Estes seguem um caráter progressivo, indo do nível introdutório ao avançado. A iniciativa tem como proponentes os Departamentos de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política da UMFG e contará com um sistema de direção compartilhada entre os programas. O formato diretivo inclui um representante do PPGS e outro do PPGCP em todas as edições de realização do Programa.
As atividades serão realizadas em formato híbrido, com modos presencial e remoto. Nesse sentido, as atividades em regime presencial serão realizadas nos laboratórios do Centro de Atividades Didáticas (CAD2) . Os cursos serão distribuídos nas partes da tarde e à noite, conforme calendário disponibilizado e terão duração de 15 horas. Os cursos remotos serão ofertados via plataforma Teams.
O público-alvo do MQ é constituído por alunas(os) de pós-graduação stricto sensu internas(os) e externas(os) à UFMG, professoras(es) e outros profissinais com interesse no aprendizado de técnicas qualitativas e quantitativas. O MQ 2024 assegura cotas mínimas para o programa de ações afirmativas, de acordo com norma estipulada pela UFMG.
A avaliação de cada curso será feita mediante prova ou trabalho. As(os) alunas(os) deverão alcançar 70% da nota total e ter 75% de presença para aprovação. Por se tratar de atividade de extensão, as alunas(os) da UFMG serão instruídos a pleitear o aproveitamento dos créditos referentes às disciplinas cursadas como Atividades Acadêmicas de Pós-Graduação (AAP), ficando a incorporação a cargo de cada colegiado, segundo rege o Artigo 68 das Normas Gerais de Pós-Graduação, Resolução Complementar número 01/2009, de 27/10/2009. Aos alunos externos será facultado um certificado de conclusão de curso.